terça-feira, 10 de abril de 2018

Duas lições do futebol para o seu ano de cursinho

Meus queridos,

depois de muito tempo, consegui parar um pouco para escrever meia dúzia de palavras para vocês. E como sou um interessado pelo futebol, um ex-viciado no esporte bretão, vou seguir essa linha. Acreditem, é duro falar de futebol depois de o seu time perder um título que parecia estar nas mãos. Sim, sou vascaíno. Continuo vascaíno. Quero que minha filha seja vascaína. Mas ser vascaíno é duro em alguns momentos...

Vamos lá, vamos tentar ver duas coisas que podem ser vistas no jogo de domingo e que servem para sua preparação este ano.
Para quem não sabe de que jogo estou falando, anteontem aconteceu a final do Campeonato Carioca, entre Vasco e Botafogo. O Vasco, por ter vencido o primeiro jogo, poderia empatar para ser campeão. Ao Botafogo, restavam duas chances: ganhar por um gol de vantagem para levar a decisão por pênaltis ou ganhar por mais de um gol de vantagem para ser campeão direto. O Vasco jogou mais de 55 minutos com um jogador a menos, depois da expulsão do Fabrício. Aos 46 minutos do segundo tempo, o Botafogo teve um jogador expulso. Faltando menos de 3 minutos para os acréscimos do árbitro se esgotarem, o título parecia vascaíno. O jogo seguiu 0 x 0 até os 49 minutos do segundo tempo. E, então, o Botafogo fez 1 x 0. Puuutz, que coisa triste, cara...

Lição 1: Acreditar até o final, mesmo com tudo contra

O time do Botafogo continuou lutando e acreditando, mesmo com as condições contrárias. E foi premiado no final. Isso não parece com o que vc precisa fazer este ano? Quantas vezes vc sai de um simulado com a sensação que foi atropelado? Quantas vezes parece que vc não tem mais como continuar na luta? Cabe a vc acreditar. Cabe a vc trabalhar para se aproximar do sonho. Desistir é sempre mais fácil, mas as consequências são sérias. Vc vai abrir mão do seu sonho? Sei o quanto é difícil, mas cabe a vc enfrentar o problema. Levantar a cabeça e continuar buscando a sua aprovação. É uma corrida de resistência, não se esqueça. Vence aquele que persiste. Não desanime. Depois do gol do Botafogo, o jogo foi para os pênaltis. Neste momento, as chances de vitória eram iguais. 50% para cada time. Não havia vantagem para nenhum lado nos pênaltis. Mas o time do Vasco estava prostrado. Como se tivesse tomado um tiro. Aquele gol no final foi um golpe praticamente fatal. Mas o time do Vasco poderia ter mantido a calma e erguido a cabeça para ganhar nos pênaltis. Faltou experiência, malandragem... infelizmente. Méritos do Botafogo.

Lição 2: Não subestimar o adversário, nem achar que já ganhou

Em um jogo desses, é normal o time que tem a vantagem tentar segurar o resultado no final do jogo. Assim o Vasco fez. Porém, um detalhe parece ter mudado o estado de alerta do time: a expulsão do time do Botafogo aos 46 minutos do segundo tempo. O jogo que estava duro, agora tinha um alívio. "Não estamos mais com um jogador a menos". Isso foi como um relaxante para o time do Vasco. Que sirva de lição para você. Sua vitória não está garantida, até que o jogo termine. Nunca ache que já ganhou. Nunca ache que não tem mais nada pra suar. Continue se entregando até o final.


Daqui a 20 anos, ninguém vai lembrar dos jogadores do Vasco dessa partida. Mas os jogadores do Botafogo estão eternizados, campeões cariocas de 2018. E assim a história é escrita. Você quer estar de qual lado? Do lado vitorioso e eternizado ou do lado derrotado e esquecido? Cabe a você decidir e agir pra isso. 

A aprovação é logo ali. 
Beijomeliga,
Humberto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário