terça-feira, 14 de julho de 2015

Liderança

Meus queridos,

estou escrevendo esta postagem baseado num pedido de uma turma muito especial, com quem trabalho neste ano 2015. É a turma EN/EFOMM do SEI.

Faz mais ou menos 5 dias que eles me pediram para abordar o conceito de liderança. Recebi até pedido via whatsapp às 6h da manhã!!! Enfim, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Quando fui perguntado sobre oq achava da palavra liderança, confesso que fiquei um pouco confuso sobre como definir isso. É aquela parada de: "eu sei oq é, mas definir é difícil". Falei que, pra mim, líder é aquele cara que motiva outras pessoas a fazerem alguma coisa. Existe uma sutileza aí. Líder é diferente de chefe. Chefe é o cara que manda outras pessoas fazerem algo. O líder motiva.

No dicionário, líder pode ser:

  1. indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros
  2. pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras
E acredito ser bem por aí mesmo. O líder é aquele que tem palavras e, principalmente, ações que influenciam outras pessoas. Temos diversos exemplos de líderes na história, tanto militar quanto esportiva. Pessoas que influenciaram outras pessoas a fazerem algo que nem mesmo queriam fazer, ou nem mesmo acreditavam que daria certo. E muitas vezes o líder motiva tanto uma equipe em busca de um objetivo que está distante, que mesmo com todas as adversidades aquela equipe consegue atingir o objetivo. O líder precisa manter sua equipe acreditando que é possível vencer. 

Só pra citar um exemplo do esporte, tive o prazer de acompanhar um bom tempo da melhor seleção de vôlei que já passou por este planeta: o Brasil do Bernardinho. Esta seleção ganhou tudo oq podia e oq não podia. Neste time, houve alguns líderes... lembro especialmente de 2 casos: Nalbert e Giba.

  • O Nalbert era o capitão do time, mas operou o ombro faltando 8 meses para a Olimpíada de 2004. Uma cirurgia delicada, com tempo de recuperação longo. Muita gente duvidou da participação dele nos Jogos Olímpicos. Pois bem... ele fez fisioterapia em 3 turnos, ralou muito e conseguiu ir aos Jogos. Na época, alguns jogadores citaram que ver o capitão do time ralando tanto, sofrendo tanto pra participar de uma competição importante, isso fez com que eles se empenhassem mais nos treinos e jogos, para "compensar" aquele esforço do cara que era uma liderança na equipe. O exemplo de uma pessoa influenciando o pensamento de outras pessoas. 
  • O Giba era o melhor atacante do mundo, foi eleito o melhor jogador do mundo algumas vezes. Lembro de uma partida em que ele pulou pra recuperar uma bola "perdida", saltou o banco de reservas, quase se jogou na arquibancada. Aquela bola realmente não tinha volta. Mas o Brasil estava perdendo aquele jogo e virou. Na época, lembro de uma entrevista do Serginho, falando: "Po, se o cara que é o melhor do mundo vai atrás de todas as bolas, quem sou eu pra não me matar em quadra?!" Mais uma vez, o exemplo mudando o comportamento de outros...

No Exército, existe uma máxima: "As palavras convencem. O exemplo arrasta." É bem por aí... Mas não existem líderes só longe de nós, lá no mundo esportivo ou militar. Temos líderes do nosso lado... que filho não se motiva a melhorar de vida quando vê o seu pai ralando muito pra dar condições aos filhos de estudar? Aquele amigo seu que não para de estudar, que mesmo cansado continua ralando... eles não são líderes? Claro que são! Exemplos influenciando o seu comportamento. E esses líderes que estão mais perto de nós são muito mais importantes para nós do que um jogador ou um general. 

Existem técnicas de liderança que são aprendidas, estudadas, podem ser treinadas. Mas tudo começa com uma atitude positiva. Tudo começa em vc entender que oq vc faz tem consequências, sejam elas positivas ou negativas. Pense positivo. Aja positivamente. Não se esconda. Corra atrás. Você mesmo não pode ser um líder? Lógico que pode! Acredite em vc, po! Um passinho de cada vez. Um tijolinho a cada dia. Daqui a pouco, sua casa estará construída. 

Citei lá no início do post a galera da turma EN/EFOMM do SEI. Este recado agora vai pra eles. 

A manifestação de vcs no domingo passado foi emocionante. Ver a galera sem vergonha de se entregar e perceber que realmente temos o sentimento de turma, de grupo. Po, mas líder não é aquele que influencia os outros pelo seu exemplo? Vcs me influenciaram a voltar a escrever. Não são vcs os líderes? Claro que são!

Seja lá o concurso que vc quer, ele está chegando perto. Quem quer AFA ou EFOMM, menos de 1 mês. Hora de dar o gás final. Acreditar que dá pra ser vencedor e seguir em frente. Aja como líder. Pense como líder. Não é hora de fraquejar. Se estiver desanimado, pense em quanto vc sonhou. Quando vc já se dedicou. Peça a Deus que te dê forças. E aí continue andando. Um passo de cada vez. 

A aprovação é logo ali. 
Beijomeliga!

Um comentário:

  1. Perfeito mestre. A aprovação é logo ali... "Que sejamos líderes então."

    ResponderExcluir