domingo, 19 de julho de 2015

E o momento da conquista se aproxima

Meus queridos,

para a galera que quer ser cadete da Academia da Força Aérea (AFA) ou aluno da Escola de Formação de Oficiais de Marinha Mercante (EFOMM), faltam poucos dias para o momento da conquista. Não! Não estou maluco, nem sendo hipócrita! É o momento da conquista sim. Vc não quer ser aprovado? Sua conquista é essa. Sem dúvida. Mas pode também ser outra.

Daqui a 15 dias, já terão sido realizados os concursos que citei (AFA e EFOMM). Quem quer a aprovação nestes concursos deve estar agora com aquele sentimento de dúvida, sem saber se está pronto. Sem saber se vai rolar ou não, sem saber se vai "dar branco", sem saber se todo o esforço do ano valeu a pena. Pois bem, vamos bater um papo sobre isso agora.

Em primeiro lugar: essas dúvidas e angústias são comuns a todos os aprovados. E aos reprovados também. Todos os candidatos sentem, em algum momento, em maior ou menor intensidade, essa dúvida se vai rolar ou não. A grande diferença entre os aprovados e os reprovados não está aí, no "sentir essa angústia". A diferença está em "o que fazer com isso". Vc pode se abater, tremer e ficar se borrando de medo ou pode encarar. Falta menos de uma semana pra AFA? Então, tenho tempo de ainda me preparar um pouco mais, ver mais soluções de provas, tirar mais dúvidas. E vou ficar com medo? Vai! E pode ser aprovado assim mesmo. Mas encare de frente. Vá atrás dos seus objetivos, não se acovarde. Aproveite esses últimos dias para o ajuste fino, tirar as últimas dúvidas. Não desperdice seu tempo com lamentações e choros que não ajudam em nada.



Uma coisa que quero deixar clara é: todos sentem medo e todos têm desculpas para usar. TODOS! Todos têm problemas, e podem usar isso como desculpa. Vc quer usar a desculpa ou quer dizer "Passei, apesar dos problemas"? Olhe pra frente e com foco no seu objetivo. As desculpas tornam-se desnecessárias. Dê o seu máximo, aproveite cada momento e converta toda sua energia em produção.

"Mas eu posso ser reprovado!"
Pode, claro que pode. Mas só vai saber depois de tentar. E até lá, tente direito! Dê o seu máximo e deixe pra pensar no pior depois que sair o resultado. Aí sim é hora de pensar em fazer alguma coisa com a reprovação.
E digo mais: só de vc ter chegado até aqui, na hora da decisão, já pode ser considerado um vencedor. A sua conquista pode ser a evolução, a confiança, a sensação de ter lutado e, mesmo que não tenha conseguido agora, está mais perto de alcançar seu objetivo. Então, trabalhe! Isso vai te aproximar do seu sonho.

Para finalizar, deixo uma passagem do Bernardinho. Está no livro dele "Transformando suor em ouro". Este trecho fala do dia da final olímpica de 2004.

“Não consegui pregar o olho na madrugada de sábado para domingo. Já de manhã, depois de passear na Vila e refletir sobre os três anos e meio que nos levaram até ali, voltava a pensar na final e nos italianos. (...) No vestiário, algumas palavras. Só para falar a eles de meu orgulho e de minha confiança. Exigência, apenas uma: que saíssem daquela final tendo deixado na quadra todo o seu esforço, toda a sua paixão, todo o seu suor. O que o placar ia dizer dependia também do adversário, mas dar tudo pela vitória só dependia de nós.”

O resultado do concurso depende também dos outros. O seu esforço só depende de você.
Em tempo: a seleção brasileira ficou com o ouro olímpico em 2004 :)



A aprovação é logo ali.
Beijomeliga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário